AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – VESPERTINO

Professoras: Eleni Dourado e Muryellen Campos

Ano: 2019

Objetivos:

• Promover a consciência corporal dos alunos;
• Desenvolver os domínios motores, afetivos, cognitivos e sociais;
• Proporcionar o desenvolvimento de vivências corporais diferenciadas;
• Estimular a participação, criatividade, criticidade, autonomia e expressão corporal;

Desenvolvimento:
As aulas de educação física dos grupos 2º e 3º ano do turno vespertino são realizadas de maneira conjunta, as professoras planejam e executam as atividades com os dois grupos proporcionando momentos de aprendizagem mútua, disputas saudáveis e boa convivência entre alunos de idade aproximada. A intencionalidade das atividades planejadas concedem aos alunos experiências únicas e diversas oportunidades e possibilidades de exploração do corpo e seus movimentos de forma eficiente e controlada.

Os conteúdos abordados vão desde os jogos tradicionais, jogos e atividades motoras, construções de objetos e brinquedos. As danças também são exploradas, com cantigas de roda e músicas de repertório infantil proporcionando ao aluno benefícios como: apreensão da cultura brasileira, habilidades motoras, liberdade dos movimentos, entre muitos outros.

Nas imagens acima, alunos do 3º ano confeccionaram uma peteca com materiais recicláveis e penas sintéticas após estudarem sobre a história da peteca, brinquedo atemporal e que faz a alegria de muitas crianças ao longo dos tempos. Depois de estudo teórico e confecção do brinquedo, os alunos jogaram partidas de peteca em duplas, respeitando a orientação de tempo das competições oficiais do jogo.

Na imagem acima, jogo de passar a bola com as mãos – Os grupos do 2º e 3º ano explorando cooperação, raciocínio lógico, agilidade e atenção através de um jogo de competição.

Nas imagens acima, brincadeira Centopeia com Balões – Os grupos do 2º e 3º ano realizando uma brincadeira estimulando a cooperação, coordenação motora, raciocínio lógico, cuidado com o próximo.