A importância da leitura no desenvolvimento infantil

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Profª Muryellen Christina Moreira Campos

Assim como o brincar proporciona para a criança momentos de entretenimento, diversão, criação de mundos novos onde podem inventar, imitar, interagir, falar e interpretar, a leitura também proporciona tudo isso por meio das histórias encantadas, dos seres que só existem nos livros como as bruxas e duendes, as casas de doces… Quando as crianças escutam uma história ou até mesmo leem, um mundo de possibilidades é criado. Tudo é possível no “mundo do faz de conta” e é aí que nós percebemos o desenvolvimento de cada um, as possibilidades são infinitas.

Começamos aqui a construir um degrau que será base para tantos outros na vida de nossas crianças. Nós partilhamos dos mesmos desejos que os pais têm para seus filhos, que eles cresçam e se desenvolvam de maneira saudável tanto fÍsica quanto cognitivamente. Ao tratar do desenvolvimento cognitivo estamos falando da construção e formação do cidadão ativo e participativo que queremos em nossa sociedade. As nossas crianças de hoje são a nossa esperança de um futuro mais justo, amável e humano. A leitura é parte indissociável da construção de um indivíduo pensante e crítico, e a Santa Úrsula tem a honra de participar e incentivar esse processo.

É dever do adulto aguçar as crianças desde cedo para que elas possam despertar e soltar sua imaginação e criatividade, elas têm plena capacidade de ouvir e criar suas próprias histórias. E com isso cada um de nós seremos incentivadores e formadores dos leitores do futuro, para que isso aconteça os momentos de leitura sempre devem vir acompanhados da ludicidade e da doçura de uma brincadeira de criança, usando a criatividade e imaginação e trazendo sempre o prazer em ler por meio do contato com a literatura.

Ouvir com atenção uma história contada pela professora, imaginar cada personagem e cena, observar as imagens, tocar o livros, trocar de páginas, recontar as partes que mais gostou, tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento infantil, são pequenas descobertas a cada dia e a cada contato, são novas sensações, novas palavras, novas cores e formas, tudo é aprendizado.

Além do desenvolvimento cognitivo trabalhado a partir da leitura, não devemos nos esquecer do desenvolvimento emocional que através das leituras de literatura infantil engloba o sentir, imaginar, tentar resolver, passar por diversas situações como se realmente fossem os personagens das histórias. Todo esse conjunto mostra fatores importantes para o incentivo à leitura desde a Educação Infantil.

Ao ler para uma criança estamos proporcionando que ela sinta sensações variadas, como por exemplo, alegria, tristeza, medo, etc. Neste momento ao interpretar e opinar sobre o que foi lido, a criança está sendo instigada a desenvolver sua autonomia de pensar, o que remete ao seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, pois a criança mesmo que ainda não consiga decodificar palavras é um ser que pensa, fala e se expressa.

É com esse pensamento que devemos sempre encarar o incentivo à leitura na vida de alguém e, quando temos a chance de fazer isso desde cedo, não podemos titubear, devemos fazê-lo. A leitura é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo transformador. Cada uma de nossas crianças tem a chance de ser agente transformador do mundo em que vivemos, basta que nós indiquemos o caminho.

Referências Bibliográficas

CASSIANO, Adriana Aparecida. O prazer de ler: o incentivo da leitura na Educação Infantil. 2009. 48.fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

MUSSEL, Renata Rodrigues Gonzalez. Desenvolvimento cognitivo no processo de incentivo a leitura. 2002. 45 fls. Trabalho Monográfico (Especialização em Docência Superior)- Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2001.

SANTOS, Célia de Jesus. A contribuição da literatura infantil na formação do pré-leitor no centro municipal de educação infantil Dr. Alvaro da Franca Rocha. 2009. 61 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.