No dia 7 de junho, a Escola Santa Úrsula deu continuidade ao ciclo de palestras que fazem parte do Projeto Educação para a Paz – Somos todos irmãos. A pediatra Dra. Mariângela Santos, foi quem refletiu sobre o tema proposto. O encontro foi um momento rico para a formação dos pais e responsáveis de alunos, bem como para todo o corpo de professores e colaboradores da escola.
Durante sua exposição, a palestrante apresentou alguns dados que são preocupantes: no Brasil, 94% das mães postam na internet fotos dos seus filhos antes de completarem um ano; 14% criam conta de e-mail para seus filhos; 67% criam perfil na rede; 60% das crianças até 5 anos já sabem ligar o computador; e 97% das crianças já usam celular aos 6 anos de idade. O uso excessivo de tecnologias também tem afetado negativamente as crianças e jovens da atualidade, conforme Dra. Mariângela. Segundo ela, a influência de músicas com estímulos negativos tem chegado com mais facilidade; tem acontecido constantemente roubo de dados pessoais e financeiros; contato com criminosos e risco de pedofilia; desregramento da rotina diária com excesso de tempo nos meios eletrônicos; prejuízo nas relações sociais; cefaleia; obesidade.
Como mudar esta realidade dentro de casa? A palestrante fez alguns apontamentos a respeito, que seguem: desencoraje, evite e até proíba a exposição passiva das crianças às tecnologias antes dos três anos de idade; limite o tempo total de uso das mídias em não mais que duas horas por dia em programas de qualidade; proíba o uso durante a noite e, principalmente, de uma a duas horas antes de dormir; retire a TV do quarto da criança; assista TV junto com a criança discutindo o assunto do programa; utilize as cenas de violência, agressividade e sexualidade a que tiverem acesso para iniciar saudáveis discussões.