Professora: Maria Aparecida Macedo Castro

Agrupamento: Infantil I – crianças de 3 a 4 anos

Ano: 2018

Objetivos:
• Conhecer os diferentes sons que compõem o ambiente;
• Desenvolver a capacidade de escuta;
• Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo;
• Explorar materiais sonoros diversos;
• Confeccionar instrumento musical com sucata.

Este projeto teve como principal fonte de pesquisa os diferentes sons que compõem o ambiente em que vivemos. Para alcançar todos os objetivos propostos, os alunos foram expostos a várias informações e curiosidade referentes as fontes sonoras como sons da natureza, água, chuva, trovão, cantos dos pássaros, cachoeira, ventos etc. Sons e ruídos do ambiente: crianças brincando, correndo, brinquedos… Sons da rua: carros, pessoas, buzinas. Foram também explorando os sons produzidos pelo corpo através de pequenas músicas de fácil memorização como: bater os pés, as mãos e boca entre outras atividades que exploraram as várias possibilidades sonoras tendo como fonte o próprio corpo.

Após essa primeira experiência os alunos tiveram contato com outros instrumentos musicais descobrindo novos sons, este foi outro momento de destaque do projeto onde os pequenos tiveram contato com instrumentos musicais como: violão, flauta, guitarra onde foi possível conhecer a variedades de sons que estes instrumentos podem produzir.

Na continuidade do projeto a família teve a sua participação, produzindo com as crianças o brinquedo “galinha choca” com esse brinquedo os alunos descobriram os sons da galinha , do galo e de outras aves.

Na etapa música e brincadeiras com sons diferenciados, confeccionamos o sapo pula-pula. Com ele a aula foi só diversão.

Na finalização do projeto foi confeccionado com as crianças violão, utilizado materiais recicláveis.

Após muitas descobertas e brincadeira com variados sons, finalizamos o projeto com uma pequena apresentação das crianças do grupo onde cantarolaram diversas canções acompanhadas de seus instrumentos.

Durante todo trabalho as crianças se envolveram com alegria e interesse nas atividades propostas, desenvolvendo suas habilidades, fazendo novas descobertas ampliando suas potencialidades.