Turma: 1º ano fundamental
Professora: Maria Aparecida de Macedo Castro

Objetivos:

• Resgatar brinquedos e brincadeiras que os avós brincavam e ensinavam para seus filhos;
  • Comparar brincadeiras e brinquedos de épocas diferentes;
  • Conhecer e valorizar o brincar como forma de linguagem, criando, recriando, interagindo consigo mesmo e com o outro;
  • Criar condições de apoio necessário para o desenvolvimento do projeto;
  • Despertar a curiosidade através da investigação, orientando o aluno no trabalho de pesquisa;
  • Comparar a qualidade de vida da infância de ontem e de hoje;
  • Desenvolver brincadeiras vivenciadas pelas crianças do passado;
  • Reconhecer o valore da convivência diária entre as crianças e adultos.

Atividades em destaque: amarelinha, pula corda, corrupio, telefone de lata, pipa, jogos e apresentações de brincadeiras como culminância do projeto.

As crianças da atualidade estão habituadas a brincarem somente com brinquedos eletrônicos, jogos virtuais em computadores e tv. Com a finalidade de apresentar aos alunos outras formas de diversão foi dado inicio ao projeto: Brincadeira de criança.

O projeto foi inspirado na obra de Ivan Cruz – Brincadeiras de criança. Ivan Cruz é artista Plástico nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança. Pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, esta série reuni em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda… Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia. Ivan Cruz baseia seu trabalho na fase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.”

Partindo do conhecimento desta obra os alunos foram envolvidos em pesquisas juntos as famílias, resgatando os brinquedos e brincadeiras do tempo dos avós e dos próprios pais, esse trabalho motivou bastante os alunos no decorrer de todo o projeto.

Descobrir que no passado as crianças brincavam na rua, construíam seus próprios brinquedos, banhavam em rios, subiam em árvores deixaram os alunos curiosos e motivados, cada descoberta feita durante a pesquisa que realizavam era comentado com muita alegria.

A cada brinquedo construído e nova brincadeira descoberta representava para os alunos um jeito novo de brinca se divertir. Fazer parte deste processo trouxe grande satisfação.

Durante o desenvolvimento das foram resgatadas várias cantigas de roda como: Ciranda cirandinha, Escravo de Jó, Tin-do- lê- lê, Fui no tororó, Eu morava na areia Sereia e outras mais.

Todo o processo foi realizado atividade de forma interdisciplinar, envolvendo as diversas disciplinas do currículo. O trabalho contribuiu de maneira significativa para o processo de letramento vivido pelo grupo nesta fase escolar. Com a utilização de jogos alfabéticos, tabelas de números, jogo das somas e subtração, dados das sílabas, roleta silábicas, jogo de envelopes entre outros. Estas atividades ofereceram ao grupo a oportunidade de aprender brincando de maneira divertida e construtiva.

Para conclusão e culminância do projeto foi realizada a apresentação das brincadeiras mais apreciadas e vivenciada pelos alunos para os demais colegas da escola. Foi uma tarde de muita alegria e diversão. Mais uma vez nesta proposta a participação da família foi de grande importância colaborando através das conversas e entrevistas, visita aos avós, que muitas vezes moravam distantes, na confecção de brinquedos e colaboração com os materiais solicitados.